domingo, 13 de novembro de 2011

SONAE SIERRA, DO GRUPO PORTUGUÊS SONAE, AUMENTAE REFORÇA APOSTA NOS MERCADOS EMERGENTES


Passeio das Águas Shopping, em Goiânia - Projecção

O resultado líquido da portuguesa Sonae Sierra aumentou 83 por cento nos primeiros nove meses de 2011, em relação ao período homólogo, para 27,3 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa do grupo Sonae (proprietário do jornal PÚBLICO) especialista em centros comerciais adiantou que “a variação positiva do resultado líquido foi impulsionada por uma melhoria significativa do resultado indirecto, consequência da resiliência e da melhoria da eficiência operacional dos activos que permitiu minimizar os efeitos do comportamento negativo das taxas de capitalização (yields) em Portugal e na Grécia”.

As vendas de activos na Europa e a Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla inglesa) no Brasil, que ocorreram no primeiro trimestre do corrente ano, produziram uma queda de oito por cento nos proveitos directos dos investimentos, que passaram de 167,7 milhões de euros nos nove meses de 2010 para 154,1 milhões de euros em 2011.

Nos primeiros nove meses, o EBITDA (Resultados Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortizações) registou uma queda de seis por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, para 84,5 milhões de euros, o que reflecte “os ganhos de eficiência resultantes dos esforços de contenção de custos em todas as áreas da empresa”.

“Os resultados obtidos nos primeiros nove meses reflectem o esforço que temos feito para melhorar a nossa eficiência operacional, para criarmos novas fontes de rendimento nomeadamente com o reforço da prestação de serviços a terceiros, e a nossa dispersão geográfica que nos permite estar presentes em países onde o crescimento económico existente é favorável, nomeadamente o Brasil”, considerou o presidente executivo da Sonae Sierra.

Em declarações à agência Lusa, Fernando Guedes de Oliveira admitiu que “as condições económicas com especial impacto em Portugal, na Grécia e, numa menor dimensão, em Espanha e Itália, irão afectar inevitavelmente o desempenho operacional [da empresa] na Europa”, realçando a aposta num “redireccionamento geográfico a favor dos mercados emergentes com o objectivo de no final de 2011 estar presentes num novo mercado, através da prestação de serviços de promoção e gestão a terceiros”.

Durante o terceiro trimestre, a Sonae Sierra iniciou a construção do Passeio das Águas Shopping, na cidade de Goiânia, o 13.º empreendimento da empresa no Brasil, um investimento de 167 milhões de euros, que tem inauguração prevista para 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário