segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VINHOS PORTUGUESES DO DÃO QUEREM AMPLIAR MERCADO NO BRASIL

Ocupando atualmente a terceira posição no ranking de exportações dos vinhos do Dão, uma das mais tradicionais regiões vitivinícolas de Portugal e do mundo, o mercado brasileiro importou, nos dez primeiros meses de 2011, 22% a mais que no mesmo período no ano passado.

O crescimento abrange todas as gamas: tintos, brancos e rosés, porém os brancos foram o que registraram maior aumento: o dobro em relação a 2010. “No ano passado desembarcaram no mercado brasileiro mais de um milhão de garrafas de vinho do Dão”, comenta Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.

Segundo Cunha, a CVRD pretende reforçar a aposta no mercado brasileiro, investindo em diversas ações de divulgação e publicidade. A previsão é que nos próximos três anos o volume global das exportações de vinhos do Dão cresça 50%.

Em busca de importadores

Para apresentar as características singulares do Dão, os produtores Álvaro Castro, Casa da Passarela, Caves Aliança, Dão Sul, FTP Vinhos, Lusovini, Quinta das Camélias, Quinta do Cerrado, Quinta do Carvalhão Torto, Quinta de Lemos e Seacampo, vieram ao Brasil para duas provas exclusivas promovidas pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão em São Paulo, no dia 21 de novembro, e em Recife, no dia 24. Entre os produtores presentes, alguns ainda buscam importadores para seus produtos no País.

Arlindo Cunha, que foi ministro da Agricultura e Deputado do Parlamento Europeu, completa: “A expectativa é que as negociações entre a União Europeia e o Mercosul conduzam à redução de medidas protecionistas atualmente aplicadas aos vinhos portugueses no Brasil, o que levará, consequentemente, a um aumento ainda mais significativo nas nossas exportações para o mercado brasileiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário