quarta-feira, 14 de julho de 2010

Festival Delta Tejo: cada vez mais Lusofonia

O Pólo Universitário da Ajuda, em Monsanto, Lisboa, com o rio Tejo como pano de fundo, recebeu no passado fim-de-semana de 2, 3 e 4 de Julho a 4ª edição do Festival Delta Tejo. Foram três dias de boa música e muito divertimento. Com um cartaz de qualidade, onde se destacaram nomes africanos como Buraka Som Sistema, Nu Soul Family, Nneka, Nancy Vieira, Danae e Os Novos Crioulos, Paulo Flores, Cacique’97, Puto Prata e Batida, entre muitos outros.

O primeiro dia do Festival contou, segundo a organização, com 17.000 pessoas. Com abertura a cargo dos brasileiros Natiruts.

Num dia em que a maioria esperava pela actuação dos Buraka Som Sistema, o público não deixou de vibrar com os músicos que os antecederam no Palco Delta – Natiruts e Carlinhos Brown, dois músicos brasileiros que conseguiram por a plateia toda a saltar, numa noite em que a selecção brasileira de futebol perdeu com a Holanda no campeonato do Mundo.
Carlinhos Brown aconselhou portugueses e brasileiros a “continuar a viver o futebol, não desanimar nem deixar de apoiar as suas selecções nacionais e, acima de tudo, viver com coração”.Já com a enchente da noite, os Buraka Som Sistema subiram ao palco para alegria dos milhares de fãs. Os sons de kuduro fizeram todos “levantar o pé do chão”, com o público em constante interacção com os músicos, ora aplaudindo, ora acompanhando a letra das músicas. Com alguns temas novos, os Buraka Som Sistema lembraram que este foi o último concerto do grupo em Portugal este ano.

Foi breve a sua actuação, mas de grande qualidade, brilho e ritmo. Com um público em êxtase, as opiniões dos fãs foram unânimes: “foi um concerto brutal, fantástico, muito”, disse Sofia Schiappa e Inês, duas amigas que, fiéis aos festivais de verão, acrescentam: “os artistas africanos trazem muita energia e ritmo para estes festivais”.
O encerramento em alta do Festival Delta Tejo 2010 esteve a cargo do angolano Puto Prata, com o recinto cheio.

A organização do festival confirmou já a 5ª edição em 2011, ano em que a promotora do evento, a companhia portuguesa Delta Cafés, celebra os 50 anos da fundação da marca, com “muitas novidades e uma edição inesquecível”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário