Começou no passado dia 8, e prolonga-se até dia 17, a tradicional Festa Portuguesa de Cabo Frio, município do Rio de Janeiro, na região dos lagos. O destaque vai para a Vila Portuguesa, espaço dedicado à gastronomia e ao artesanato.
A vila está toda decorada com as cores da bandeira portuguesa e azulejos, elementos característicos da arquitectura lusa.
Além da Vila Portuguesa, barcos-adega ficarão atracados ao longo do Boulevard Canal e comercializarão petiscos diversos e bebidas. Os restaurantes espalhados entre o Boulevard, Passagem e Centro, 17 no total, terão ao longo de todo o evento cardápio com especialidades da gastronomia portuguesa.
Festa Portuguesa de Cabo Frio
Data: de 8 a 17 de outubro
Local: Teatro Municipal, Boulevard Canal e Charitas
Informações: http://www.afestaportuguesa.com.br/
Programação:
8 de outubro
Teatro Municipal, às 19h: Abertura da Festa Portuguesa e início das Tardes Literárias. Palestra com Laurentino Gomes
No Boulevard Canal, às 20h30: Banda Portuguesa Típicos da Beira e às 23h: Show com Alex Cohen;
9 de outubro
Boulevard Canal, às 22h: Grupo Cavaleiros da Fanfarra e às 23h - Show com Milton Guedes;
10 de outubro
Boulevard Canal, às 21h30: Banda Portuguesa Os Navegantes e às 22h - Zé da Velha e Silvério Pontes;
11 de outubro
Charitas, às 20h: Solenidade de entrega da Comenda Feitoria do Brasil
No Boulevard Canal, às 22h: Tocata Amigos do Alto Minho e às 23h - Sururu na Roda;
12 de outubro
Praça Porto Rocha, às 19h: exibição do filme infantil Up - Nas Alturas
Charitas, às 19h: Tardes Literárias com Sérgio Nogueira
Boulevard Canal, às 20h30: Banda Portuguesa Tocata do Cantinho das Concertinas;
13 de outubro
Charitas, às 19h: Tardes Literárias com o compositor, cantor e escritor Nei Lopes
14 de outubro
Charitas, às 19h: Encerramento das Tardes Literárias com Carlos Heitor Cony (ABL) e o cineasta e produtor Gerson Tavares;
15 de outubro
Boulevard Canal, às 20h: Cantor português Mário Simões;
16 de outubro
Boulevard Canal, às 22h: Cantora portuguesa Hélia Costa (fadista)
Mais informações sobre o festival gastronómico (restaurantes, barcos e vila) e sobre toda a programação no site: http://www.afestaportuguesa.com.br/
Acho que a Revista LUSOTUR está totalmente integrada à CPLP. É de extrema importância a divulgação da língua portuguesa, bem como o intercâmbio cultural entre os países pertencentes à Comunidade Lusófona.
ResponderExcluirParabenizo a iniciativa do Blog que, através da Internet, um imenso e poderoso veículo de comunicação, informa e colabora para que haja mais interação e proveito de todos os recursos e conhecimentos existentes, teóricos e práticos, relativos à natureza tropical e suas relações com os povos de descendência étnica e cultural portuguesa.
A barreira da língua que antes impedia o crescimento e o desenvolvimento de muitos países, tende a diminuir quando reunimos esforços e buscamos o crescimento através da luz do saber.
É fundamental o fortalecimento desse entendimento porque, a bem da verdade, todos os países colonizados por Portugal, nossa Pátria-Mãe, necessitam crescer em vários aspectos, desenvolvendo seus recursos para que grandes nações despontem no planêta.
São seres humanos de muito valor que necessitam de alicerces fortes para que atinjam seus objetivos somados ao esforço da coletivade irmã.
Luz, Paz e Progresso a CPLP.
MEG KLOPPER