O vinho é tradicionalmente um dos produtos que Portugal mais exporta para o Brasil. Mas há um em especial que está a ganhar destaque entre os consumidores brasileiros. Nos primeiros oito meses deste ano as vendas de vinho do Porto para o Brasil cresceram 32,5% face a 2009, atingindo um volume de negócios superior a 3,1 milhões de euros.
O crescimento das vendas de vinho do Porto para o Brasil é significativo. O crescimento total registado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) é de 7,6%, para uma facturação de 200,1 milhões de euros. O mercado brasileiro fica, portanto, bastante acima da média de expansão das vendas de vinho do Porto.
O Brasil é já o 11º maior consumidor mundial de vinho do Porto. Com apenas 1,6% das compras globais de vinho do Porto, o mercado brasileiro tem ainda muito espaço para conquistar entre os grandes consumidores deste tradicional produto português. Mas nos primeiros oito meses do ano, dos 25 maiores mercados identificados pelo IVDP, o Brasil teve a oitava maior taxa de crescimento.
Brasil é o terceiro maior consumidor de vinhos do Douro
Os dados já divulgados pelo IVDP para outros produtos além do vinho do Porto também mostram maior procura do consumidor brasileiro. No primeiro semestre deste ano o Brasil figura como o terceiro maior mercado para os vinhos da região do Douro.
Com 1,66 milhões de euros em vendas para o Brasil de janeiro a junho, os produtores durienses registam este ano um crescimento da ordem dos 42%.
No final de junho o Brasil apenas perdia para Portugal (vendas de 23,7 milhões de euros) e Canadá (2 milhões de euros), ultrapassando até os Estados Unidos da América (1,45 milhões de euros).
Até no vinho moscatel o Brasil demonstra maior apetência. No primeiro semestre foi exportado para o mercado brasileiro o equivalente a 20 mil euros, um crescimento de 148% em comparação com a primeira metade do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário