quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Vinho do Porto exporta mais 31,2% para o Brasil até Junho




As exportações de vinho do Porto para o Brasil cresceram 31,2% nos primeiros seis meses deste ano face a igual período do ano passado, segundo o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

De acordo com um comunicado divulgado pelo instituto público, a facturação obtida com as vendas foi de "2,4 milhões de euros".

O Brasil volta a fazer parte do top 10 de países consumidores de vinho do Porto, assumindo, no final de Junho, uma quota de 1,8% no total de vendas.

O crescimento do Brasil ocorre em contraciclo com as vendas globais de vinho do Porto que, no primeiro semestre, reflectiram "uma queda de 9,4% face a período homólogo de 2010".

Foram vendidos 3,4 milhões de caixas de nove litros por 132 milhões de euros, ou seja, menos 9,4% de volume de negócios que nos primeiros seis meses do ano passado.

Neste período, a França reforçou o lugar no topo da tabela, sendo o maior mercado para o vinho do Porto, cujo volume de negócios atingiu os 36,5 milhões de euros.

Segue-se a Holanda, que acumulou 16,7 milhões de euros, e Portugal, que consumiu 15,1 milhões de euros, sofrendo uma queda de 17,9% em relação aos valores homólogos.

Não foi só no Brasil que o vinho do Porto ganhou terreno, visto que, de Janeiro a Junho deste ano, a Polónia e Finlândia registaram subidas de cerca de 58 e 43%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário