domingo, 4 de abril de 2010

BOA PÁSCOA!

 
A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach e significa “passagem”. É a maior festa no calendário cristão, que celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A comemoração numa “Semana Santa”, onde reflectimos sobre a vida e nos reunimos para comemorá-la.

Muitos estudiosos dão entretanto outras interpretações sobre a origem da Páscoa. Numa perspectiva histórica, apontam que o Cristianismo, ao nascer numa sociedade marcada pelo politeísmo, acabou incorporando a ideia de imortalidade presente noutras manifestações religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal são apontados com origem na celebração da Pessach, ou Passover, a Páscoa Judaica, celebrada por 8 dias, onde se comemora o êxodo dos israelitas do Egipto durante o reinado do faraó Ramsés II, ou seja, a passagem da escravidão para a liberdade.

A data em que se comemora a Páscoa está ligada à data do Carnaval e ambas são determinadas de acordo com a lua cheia, definida nas tabelas eclesiásticas. A Páscoa inicia-se 40 dias após a quarta feira de cinzas.

O hábito de trocar ovos nesta data é muito antigo. Centenas de anos antes da era cristã, na Ucrânia, por exemplo, já se trocavam ovos pintados com motivos da natureza (pêssanka) em celebração da Primavera. Os chineses e os povos do Mediterrâneo tinham o hábito de trocar ovos (cozidos com beterraba para ficarem coloridos) para comemorar a estação do ano.

Hoje, os ovos são de chocolate, "entregues" por coelhinhos. Simbolizam o nascimento, o símbolo da existência da vida e sua multiplicação.

A Páscoa, objecto de tantas explicações, marca um período grandioso de renovação entre os cristãos. Uma comemoração da nossa passagem pela vida, com todos os seus anos de conhecimentos, aprendizagens, vivências e experiências. Em suma, a Páscoa é uma comemoração da VIDA !


Boa Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário