domingo, 4 de abril de 2010

Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul - Brasil: cidade fundada pelos Portugueses no século XVIII conhece surto de desenvolvimento

                Cidade de Rio Grande - vista do porto

Com uma geografia privilegiada e espaço disponível na área do porto, a cidade de Rio Grande, no estado brasileiro de Rio Grande do Sul, foi escolhida como novo pólo naval do Brasil e conhece um novo surto de desenvolvimento.

Com um investimento global previsto de mais US$ 1 mil milhões nas indústrias de celulose, logística, papel, madeira, energia e metalurgia, em 2020 o município projecta saltar de 200 mil para 450 mil habitantes. E de sexto para segundo PIB do Estado, cuja capital é Porto Alegre.

Os números reflectem os novos tempos na cidade mais antiga do Estado. Criada pelos Portugueses em 1737, a cidade de Rio Grande estagnou na década de 1980. Situação que muda nos primeiros anos do pólo naval. De Setembro de 2007 a Setembro de 2008, a plataforma de petróleo P-53 tomou forma no canteiro do porto, que também receberá a P-63.
Cidade de Rio Grande - Edifício da velha Alfândega, actual sede do município

Antes, em 2006, começou a limpeza da área onde o Estaleiro Rio Grande está prestes a ser concluído. Dali, surgirão a P-55 e oito cascos de plataformas. Ainda virá o Rio Grande 2. Enquanto isso, o governo federal investe em melhorias no porto, nos molhes e na duplicação da BR-392.

Além das grandes obras, serviços menores fervilham. Restaurantes, farmácias, e condomínios ganham novo fôlego. Redes de mercados compram áreas para futuras lojas ou reformam as suas. Hotéis erguem as suas torres. Por meio de um empréstimo do Banco Mundial, o município investe US$ 15 milhões em infraestrutura. Todos estão de olho na chegada de forasteiros: aos milhares, da Bahia, de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro... Gente que remolda a terra onde, no século XVIII, nasceu a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

3 comentários:

  1. Gostaria de fazer uma correção. Rio Grande é a cidade em questão
    Rio Grande do Sul é o estado braslileiro,(somos uma república federativa) cuja capital admistrativa, Porto Alegre, foi fundada por casais açorianos, completando aos 26 de março de 2010 238 de fundação.
    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Cara Rose,muito agradeço sua oportuna correção. De fato,cometemos erro de escrita que podia induzir confusão e interpretações erradas, embora saibamos, que Rio Grande é cidade e Rio Grande do Sul é o Estado, até porque conhecemos essa bela região do Brasil, que muito apreciamos e onde temos amigos. Agora já está feita a correção. Desejamos contar sempre com as suas visitas e atentas leituras. Obrigado pela sua estimulante colaboração.

    ResponderExcluir
  3. Asa empréstimo empréstimo empresa estão prontos para emprestar-lhe qualquer quantidade que você precisa para iniciar o seu negócio pessoal. Eu dou para fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%, assim que amável aplica para o empréstimo agricultural da agricultura. Se você precisar de empréstimo entre em contato com nosso e-mail: asaloaninstituteplc@gmail.com, você também pode entrar em contato com este e-mail: asaloaninstituteplc@yahoo.com

    Asa loan lending company are ready to loan you any amount you need to start up your personal business. we give out loan at 2% interest rate, so Kindly apply for agricultural farming loan. if you need loan contact our email:asaloaninstituteplc@gmail.com, you can also contact this email:asaloaninstituteplc@yahoo.com

    ResponderExcluir