segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vinhos do Douro: exportações para o Brasil aumentam 4%

Região Demarcada do Douro - Património Mundial
 
Bebeu-se mais vinho do Douro e do Porto no Brasil, o ano passado. As exportações atingiram os 7,256 milhões de euros, o que representa um crescimento de 4%, em termos homólogos.

A contrariar a tendência de crise, os números vêm revelar uma crescente implantação dos vinhos portugueses por aqui. No total, foram exportadas 2,2 milhões de garrafas para o Brasil, segundo o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Se entre 2003 e 2008, as exportações de vinhos do Porto cresceram mais do dobro, em termos de volume e valor, o ano passado contrariou, contudo, essa tendência: registou-se uma quebra de 19,8%, em relação ao número de garrafas exportadas e de 5,6% em volume de negócios. O sector também não escapou à crise económica mundial.


Ainda assim, a comercialização dos vinhos com "denominação de origem Douro" ultrapassou, pela primeira vez, e no ano passado, 1 milhão de garrafas. O Brasil já é o terceiro maior mercado para exportação destes produtos.
O IVDP quer continuar a marcar presença no mercado brasileiro, com a presença de mais de 50 empresas em algumas cidades brasileiras, em acções de promoção, já daqui a uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário