O restaurante Antiquarius completa duas décadas em São Paulo e segue como referência de alta gastronomia portuguesa na cidade. Este clássico da gastronomia reúne antiguidades e decoração requintada em ambiente acolhedor; cenário que harmoniza com criações culinárias que se confundem com a própria história do lugar.
Basta mencionar o Arroz de Pato e o Bacalhau Nunca Chega para que a memória remeta de imediato ao Antiquarius, que mantém receitas tradicionais e intocáveis, como o Bacalhau ao Lagareiro (ao forno) e outros feitos a partir do peixe e preparados com o nobre Gadus Morrhua.
O piano clássico harmoniza com o ambiente repleto de obras de arte e mobiliário antigo, selecionados pelo arquiteto João Mansur.. Todos esses atributos atraem ao Antiquarius uma corte de políticos, empresários, artistas, intelectuais e personagens da vida social da cidade.
Aristocrático
O mote da casa continua o mesmo desde sua inauguração em São Paulo há 20 anos. Mudanças são pouquíssimas, apenas perceptíveis na apresentação dos pratos ou nalguma novidade gastronómica apresentada muitas vezes fora do menu, após aprovação de amigos e clientes assíduos.
“As novidades variam de pratos exclusivos a outros que já foram servidos experimentalmente em São Paulo ou na matriz carioca”, conta o empresário Thales Martins Filho, que comanda o Antiquarius na capital paulista.
Origem carioca
Por iniciativa do alentejano Carlos Perico, a casa nasceu no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, em 1977, sendo sucesso absoluto há mais de 30 anos por ter inaugurado a alta gastronomia lusitana em solo brasileiro, com receitas trazidas da estrelada pousada Santa Luzia, em Elvas, no Alentejo (primeiro restaurante de Portugal a alcançar a pontuação máxima no Guia Michelin).
Não é só bacalhau
Numa associação rápida entre comida e restaurantes portugueses o Bacalhau talvez seja a iguaria mais lembrada. Mas o empresário Thales Martins afirma que uma “experiência” no Antiquarius pode mostrar que “nem só de bacalhau vive a cozinha portuguesa”.
A Cataplana e a Açorda de Frutos do Mar comprovam a tese. E são muitas as opções que podem surpreender os desavisados. O Picadinho à Moda do Rio é um dos pratos mais pedidos.
Artesanais, os doces são um capítulo à parte. Doces conventuais, uma das categorias de doces da rica culinária de Portugal, feitos em sua maioria à base de gemas de ovos. Vale experimentar Toucinho do Céu, entre outros obrigatórios para encerrar a refeição.
ANTIQUARIUS/RIO DE JANEIRO
Rua Aristides Espínola 19, Leblon.
RESTAURANTE ANTIQUARIUS/SP
End.: Alameda Lorena, 1.884 – Jardins
Informações e reservas: (11) 3082-3015
Nenhum comentário:
Postar um comentário