terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bradesco foi o título preferido dos fundos portugueses em 2010



As acções do banco brasileiro Bradesco terminaram o ano 2010 em primeiro lugar na lista de preferências dos fundos de investimento portugueses. Os fundos lusos tinham em dezembro 332,2 milhões de euros aplicados no Bradesco, mais do dobro do valor investido na acção portuguesa mais procurada, a do Banco Espírito Santo (BES).

O Bradesco, que detém uma participação no capital do BES e é também participado do banco português, fechou dezembro registando menos 2,1% de aplicações dos fundos do que no mês anterior, mas mais 11,8% do que em dezembro de 2009, de acordo com as informações reveladas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os organismos colectivos lusos detinham ainda importantes posições noutras empresas brasileiras, como o Itaú Unibanco (onde estavam aplicados 14,4 milhões no final de dezembro), a Petrobras (12,5 milhões) e a Vale (12,2 milhões).

No total investido em valores mobiliários cotados, o Brasil era alvo de 535,6 milhões de euros geridos pelos fundos portugueses no final do ano, o que representa 5,3% do total, posicionando o mercado brasileiro como o sexto maior destino dos capitais, atrás apenas de Portugal, Luxemburgo, Reino Unido, Alemanha e Irlanda.

Quanto ao mercado de acções, o valor sob gestão dos fundos de investimento em acções do mercado nacional totalizou 598,4 milhões de euros no final de 2010, menos 30,7% do que no final de 2009 e mais 3,2% do que em novembro. Em contrapartida, o valor das aplicações em acções estrangeiras subiu 25,3% face a dezembro de 2009 e 3% em relação ao mês anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário