sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Petrobras estuda comprar participação da Eni na Galp de Portugal


A Petrobras informou na passada terça-feira que estuda a possibilidade de uma potencial transação com a italiana Eni para compra de uma fatia na portuguesa Galp, empresa parceira da estatal brasileira no  pré-sal da bacia de Santos.

A Petrobras afirmou porém "que até o momento nenhuma análise foi concluída assim como não há qualquer documento vinculante entre as partes".

Os rumores sobre a venda da participação da Eni na Galp para a Petrobras existem desde que a empresa italiana decidiu vender sua fatia de 33 por cento na companhia após não conseguir comprar o controle da mesma.

A notícia de hoje coincidiu com um forte movimento de realização de lucros após altas expressivas das acções da Petrobras nos últimos dias.

Uma fatia na Galp poderia significar para a Petrobras a porta para novos mercados no exterior, mas seria também a garantia que a Galp vai investir na exploração do pré-sal da bacia de Santos, na opinião do analista do BB Investimentos, Nelson Matos.

Segundo Matos, a Eni poderia sair bem dessa negociação porque a Galp teve uma forte valorização por conta da recente declaração de comercialidade dos campos de Lula (ex-Tupi) e Cernambi (ex-Iracema).

A Galp está junto com a Petrobras no bloco BM-S-11 (Lula e Cernambi), no qual tem 10 por cento; além do BM-S-8 (14 por cento); BM-S-21 (20 por cento) e BM-S-24 (20 por cento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário