quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Portugal Telecom e Oi estabelecem parceria no Brasil



A companhia portuguesa de telecomunicações Portugal Telecom (PT) anunciou hoje que o investimento na brasileira Oi deverá atingir 8,32 mil milhões de reais (3,64 mil milhões de euros), ficando com uma "posição económica mínima" de 22,38%.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a PT informou que o acordo com a Oi e os seus acionistas já foi assinado, envolvendo ainda a fusão dos 'call centers' das duas empresas.

A PT deverá ainda ficar com direitos significativos no governo da sociedade, "resultando na consolidação proporcional da posição acionista direta e indireta na TmarPart", em cerca de 25,6%.

Aumento de capital até €5,2 mil milhões

A Tele Norte Leste (TNL) e a Telemar (TMAR) irão ainda anunciar um aumento de capital, cada, de até 12 mil milhões de reais (cerca de 5,2 mil milhões de euros), obtendo a PT uma participação mínima de 22,38% através dos investimentos na AG telecom (posição de 35%), na LF Telecom (35%), Telemar Participações (12,07%) e na TNL e TMAR, cujas posições ainda estão por determinar.

A PT irá ainda consolidar os seus 'call centers' no Brasil com as operações na Contax, da Oi.

"Como resultado desta operação, a PT irá consolidar 44,4% e deter uma participação direta de 19,9% na CTX (holding que controla a Contax) representando esta estrutura uma posição económica de 19,5% na Contax. A PT também espera receber um montante líquido de 0,2 mil milhões de reais", referiu a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário