sábado, 8 de janeiro de 2011

Brasil foi o país que mais investiu em Portugal em 2010

 
 
 
 
 
O Brasil foi o maior investidor estrangeiro em Portugal no ano passado. "O país investiu mais de 2 bilhões de euros, o que é uma performance excepcional", afirmou o presidente da agência portuguesa de investimentos AICEP, Basílio Horta.

O maior investimento brasileiro em Portugal foi feito pela Camargo Corrêa e pela Votorantim que compraram respectivamente 32% e 22% da empresa de cimento Cimpor. Apenas na Cimpor, o valor chegou a cerca de 2 bilhões de euros. Além deste, há outros. "A Embraer está fazendo um grande investimento", lembrou Horta.

Segundo ele, em 2011 o valor deve subir, se ocorrer a compra de 33,34% da Galp pela Petrobras, aquisição que se encontra em negociação. "Para nós, este negócio é muito importante", disse.

Os investimentos brasileiros foram responsáveis pelo total positivo na diferença entre investimento externo e desinvestimento externo em Portugal no ano passado. O total de investimentos foi de 28,5 bilhões de euros, até outubro. Nesse período, o desinvestimento de capitais externos chegou a 26,6 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário