domingo, 29 de maio de 2011

Teixeira Duarte, a construtora portuguesa, cresce 45% no Brasil

 


A construtora portuguesa Teixeira Duarte obteve no primeiro trimestre um crescimento de 45% no mercado brasileiro, onde as suas operações renderam um volume de negócios de 43 milhões de euros, que comparam com os 29,6 milhões dos primeiros três meses do ano passado.

Entre os mercados de referência da Teixeira Duarte, o Brasil foi o que mais cresceu, conseguindo consolidar o estatuto de terceira grande operação do grupo, logo a seguir a Portugal e Angola.

Em Portugal, o volume de negócios da Teixeira Duarte recuou de 126,5 milhões de euros para 123,4 milhões, segundo as contas publicadas esta quinta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Já em Angola as receitas subiram, passando de 109,9 milhões de euros no primeiro trimestre de 2010 para 114 milhões no mesmo período de 2011.

Globalmente, as receitas do grupo português atingiram 308,9 milhões de euros até março, acima dos 296,9 milhões do período homólogo do ano passado. Um crescimento devido, na sua maior parte, ao Brasil, já que dos nove países destacados pela Teixeira Duarte cinco registaram descidas do volume de negócios.

Especialmente expressivo na operação brasileira da Teixeira Duarte foi a área imobiliária. Aqui o grupo cresceu, no Brasil, a uma taxa de 173% face ao primeiro trimestre de 2010. Ainda assim, como esse negócio em Portugal teve uma queda de 56%, o volume de negócios do grupo no imobiliário permaneceu estável nos 26 milhões de euros.

No Brasil, a Teixeira Duarte assume participações em quase duas dezenas de empresas. Controla 60% da Somafel (construção), 76% da Empa (também de construção) e detém posições próximas dos 76% em várias empresas de concessões e serviços, como a Empa Logística, Gongoji Montante Energia, Paredão de Minas Energia e Taboquinha Energia. Todas com sede em Belo Horizonte. Além destas, a Teixeira Duarte detém várias empresas imobiliárias, tendo a maior parte escritórios em São Paulo e uma delas sede em Recife.

Indirectamente, a Teixeira Duarte está também presente no negócio petrolífero, através da empresa Alvorada Petróleo. A sua participação ronda os 36%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário