O presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Rômulo Soares, faz um balanço positivo da Assembleia Geral do Conselho realizada na última semana em São Paulo, destacando que a qualidade dos trabalhos "foi acima das expectativas".
O trabalho realizado pelas câmaras nas várias regiões do país, a sua participação no desenvolvimento e promoção das relações económicas e comerciais bilaterais e a necessidade de maior diálogo, coordenação e compartilhamento de informação por parte da Aicep, a agência portuguesa para o investimento e comércio externo, estiveram no centro do debate.
Segundo Rômulo Soares, uma das áreas em evidência vai para "a crescente participação das Câmaras na programação das comunidades luso-brasileiras".
O presidente do Conselho das Câmaras lembra mesmo que várias entidades chegam a assumir, em alguns casos, a liderança nas celebrações do dia 10 de Junho e outras ocasiões festivas.
Numa nota enviada aos presidentes das várias câmaras portuguesas de comércio, Rômulo Soares enfatiza que "cada uma das 13 câmaras está de parabéns pelo trabalho realizado em prol das relações luso-brasileiras".
"A nossa rede é uma das estruturas mais capilares de relações internacionais em território brasileiro", refere Rômulo Soares na mensagem enviada aos presidentes das câmaras de comércio portuguesas.
Uma das referências da comunicação vai para o embaixador de Portugal no Brasil. "O embaixador João Salgueiro destaca-se entre os mais activos propugnadores da nossa existência enquanto agente da diplomacia económica luso-brasileira. Seu comprometimento com o sucesso do nosso trabalho mais uma vez ficou demonstrado com a sua deslocação a São Paulo para assumir a presidência dos trabalhos e tomar contacto com a apresentação de actividade realizado por cada câmara em 2010 e projectos para 2011", .
O presidente do Conselho das Câmaras lembra ainda a importância do diálogo estabelecido com a Aicep, cujo representante em São Paulo, Bernardo Ivo Cruz, esteve presente no evento.
"O reconhecimento das Câmaras como agentes da diplomacia económica portuguesa é uma constatação oportuna, face ao trabalho que fazemos de norte a sul do Brasil, facilitando a atividade empresarial portuguesa no Brasil e incentivando o investimento brasileiro em Portugal".
Na mensagem, Rômulo Soares destaca também a relevância da sustentabilidade das câmaras, apontando a "necessidade de promover um evento, ao menos bianual, que beneficie diretamente as câmaras".
No futuro próximo, o presidente do Conselho das Câmaras assinala a necessidade de a entidade estar representada em Caracas, Venezuela, no mês de setembro, para o Conselho Sul-Americano de Câmaras Portuguesas de Comércio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário