A estatal brasileira Eletrobras confirmou, nesta quinta-feira passada (31), que está a estudar a aquisição de uma participação no capital da EDP-Energias de Portugal, também presente no mercado de energia do Brasil.
"O investimento (...) encontra-se em fase de análise técnica e económico-financeira interna não sendo possível divulgar, no momento, qualquer dado relativo a este estudo", lê-se no comunicado ao mercado divulgado pela Eletrobras.
"Caso este estudo venha a demonstrar viabilidade e seja aprovado pelos órgãos decisórios da companhia informaremos por meio de um comunicado ao mercado", diz a Eletrobras em resposta a pedido de esclarecimento feito pela CVM, após a vinda a pública de notícias sobre o assunto.
Se a aquisição de 10% do capital da EDP se concretizar, a Eletrobras passará a ser o segundo maior acionista, depois do Estado português, cuja posição desceria para 15%, enquanto a espanhola Iberdrola manteria 6,8% do capital.
Em declarações feitas em Coimbra, onde decorreu a cerimónia de doutoramento "honoris causa" do ex-presidente Lula, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse que o país está disponível para ajudar economicamente Portugal.
De acordo com algumas fontes, o plano de ajuda do Brasil a Portugal poderá passar pela aquisição de participações em empresas públicas portuguesas.
Leia mais no Portugal Digital, Valor Econômico , Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário