Belmonte-Portugal - Museu Judaico
Castelo de Belmonte-Portugal
Belmonte-Trás-os-Montes-Portugal
Paisagem
Os descendentes de judeus sefarditas, originários de Portugal e Espanha, espalhados pelo mundo, incluindo o Brasil, vão pela primeira vez ter um festival internacional sobre as suas raízes em Novembro, em Belmonte, Guarda e Trancoso.
O evento vai ser promovido na Feira Internacional de Turismo do Mediterrâneo, em Tel Aviv, Israel, numa iniciativa da entidade de Turismo da Serra da Estrela (TSE).
O evento vai ser promovido na Feira Internacional de Turismo do Mediterrâneo, em Tel Aviv, Israel, numa iniciativa da entidade de Turismo da Serra da Estrela (TSE).
"A região tem uma grande herança judaica em que temos apostado ao longo dos anos e que culmina no Primeiro Festival da Memória Sefardita Portuguesa", explica Jorge Patrão, presidente da TSE, que representa a única presença portuguesa no certame em que há diversos contactos agendados com operadores turísticos ligados ao mundo judaico.
O Museu Judaico de Belmonte, onde se mantém uma comunidade activa com a respectiva sinagoga, as rotas de antigas judiarias na vila, na Guarda e em Trancoso, o azeite, vinho e queijos kosher produzidos na Beira Interior são algumas das marcas vivas destacadas por aquele responsável.
"Esta aposta permite também ter durante todo o ano uma alternativa à sazonalidade da neve" como atracção turística da Serra da Estrela, acrescenta.
Como referência, a TSE refere que, em 2009, o Museu Judaico de Belmonte recebeu 17 840 visitas, mais 16 por cento que no ano anterior.
Dez por cento dos visitantes eram judeus oriundos de países como Israel, Estados Unidos da América, Brasil e Canadá.
O Primeiro Festival da Memória Sefardita, de 1 a 7 de Novembro, vai estar centrado no Teatro Municipal da Guarda, com actividades em Belmonte, Trancoso e dois dias (com data a definir) em Lisboa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário