domingo, 14 de fevereiro de 2010

NAVIO ESCCOLA PORTUGUÊS "SAGRES" EM VIAGEM À VOLTA DO MUNDO EM RECIFE - BRASIL




O embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, esteve em deslocação oficial a Recife, onde visitou  o navio-escola Sagres, da Marinha portuguesa, que ali se encontrava atracado desde o passado dia 7, em escala de uma viagem de circum-navegação iniciada em Lisboa a 19 de Janeiro.

O embaixador, que foi acompanhado pelo adido de defesa, comandante Luís Andrade, ofereceu, a bordo da Sagres, um almoço de honra para o qual foram convidados o governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, e o prefeito de Recife, João da Costa Bezerra Filho.

Entre outras entidades civis e militares que estiveram presentes, encontravam-se o comandante das Forças Armadas do Brasil no Nordeste, o capitão do porto, o super-intendente regional da Polícia Federal e o inspector da Receita Federal do Recife.

Durante a sua viagem de circum-navegação, a Sagres, que é comandada pelo capitão-de-fragata Luís Pedro Pinto Proença Mendes, visitará 27 portos em diversas regiões do mundo. Em Recife, ficou até  dia 12, estando prevista visitação pública.

O navio tem uma guarnição de 203 elementos, dos quais 63 são cadetes da Escola Naval, que têm nesta viagem a sua formação em navegação.

As anteriores viagens à volta do mundo deste navio-escola ocorreram em 1978/79 e em 1983/84. Em 2000, o Sagres esteve no Brasil no âmbito das comemorações dos 500 anos do descobrimento.
A Sagres foi construída na Alemanha, em 1937. Depois da II Guerra Mundial, ficou na posse do Brasil, onde foi baptizada como Guanabara. Em 1962, foi comprada pela Marinha portuguesa, tendo desde então servido como navio-escola e como representação do país no exterior.

Publicado pela Embaixada de Portugal - Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário