domingo, 14 de fevereiro de 2010

TRADIÇÕES PORTUGUESAS NO CARNAVAL DE SÃO PAULO - BRASIL


Tradições Portuguesas do Brasil - Tema de desfile no Carnaval de São Paulo  



O desfile deste ano da X-9 Paulistana, escola de samba que tem as mesmas cores da bandeira de Portugal, vai resgatar a importância da cultura lusitana na vida quotidiana do Brasil.
A agremiação da zona norte, que promete um desfile bastante vibrante, vai levar para o sambódromo temas como o idioma, a culinária e muitos outros aspectos das tradições portuguesas.
A escolha do tema é parte de um projecto com muitas coincidências. A principal delas é a própria história da escola, que em 12 de Fevereiro - um dia antes de desfilar - completa 35 anos. A X-9 foi criada por descendentes de portugueses e o seu actual presidente, José Manoel Gaspar, é também de origem lusa . "Meus pais são portugueses e estavam vivos quando a escola foi fundada", disse Gaspar.

A ideia do enredo foi sugerida e pesquisada por Rodrigo Cadete. Formado em história, ele conta que o tema tem tudo a ver com a escola. "Vamos mostrar toda a influência portuguesa na arte, na arquitectura, na culinária, na religião. E é importante lembrar que é um samba que fala do Brasil e não de Portugal", avisa.

O último carro alegórico será uma homenagem ao aniversário da escola. Terá até direito a um bolo gigante de onde sairá um símbolo da união Brasil-Portugal: Carmen Miranda, que se estivesse viva completaria 100 anos.

Publicado pela Embaixada de Portugal - Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário