O grupo português Martifer definiu o mercado brasileiro como uma das prioridades na nova estratégia até 2013, apontando o Brasil como mercado-chave para o desenvolvimento do negócio de construções metálicas, base tradicional do grupo.
Já presente no Brasil através do desenvolvimento de projectos de energias renováveis, a Martifer quer crescer mais na venda de estruturas metálicas para a construção. Europa, Angola e Brasil são as regiões privilegiadas na nova estratégia do grupo industrial luso.
Neste segmento de actividade a Martifer obteve receitas operacionais de 292 milhões de euros no ano passado. O plano de expansão aponta para um volume de receitas entre 440 e 460 milhões de euros em 2013.
Uma das orientações estratégicas que o grupo português acaba de apresentar ao mercado é "entrar no mercado brasileiro e em outros mercados com fortes perspectivas de crescimento e margens atractivas".
A avaliação que a Martifer faz do Brasil está directamente ligada com os eventos desportivos dos próximos anos. A empresa portuguesa destaca o Brasil como "o país com o mais elevado crescimento esperado para os próximos anos, com um significativo investimento público relacionado com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016". "É uma certeza para o futuro", diz a Martifer.
Por outro lado, a Martifer admite que o Brasil poderá proporcionar algumas vendas de activos, ao nível dos projectos energéticos. O grupo está a desenvolver parques eólicos no mercado brasileiro e avalia actualmente esses activos em 32,8 milhões de euros.
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