A Petrobras, a Partex e a BG anunciaram ter descoberto petróleo no pré-sal da bacia de Santos. Em nota, a empresa brasileira disse que o óleo é "de boa qualidade" (26 graus API, um petróleo leve e de maior valor comercial) localizado no poço denominado Macunaíma.
O poço está em águas com profundidade de 2.134 metros, a 244 quilómetros da costa do Rio de Janeiro. A descoberta foi comprovada por meio de amostragem de óleo em teste a cabo, nos reservatórios localizados a cerca de 5680 metros de profundidade, indicou a Petrobras.
A Petrobras é a operadora do consórcio para exploração do bloco Bacia Marítima de Santos 10 (BM-S-10), onde o novo poço está localizado, com 65% de participação. Seus sócios são as empresas britânica BG Group (25%) e portuguesa Partex Brasil (10%).
A Partex é uma petrolífera portuguesa cujo capital é totalmente controlado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
"O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas descobertas nessa área conforme Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), cuja conclusão está prevista para abril de 2012", informou a Petrobras.
Na bacia de Santos, a Petrobras também tem parcerias com a Galp Energia, a maior companhia petrolífera portuguesa, que detém 10% do consórcio que exploca o bloco BM-S-11, onde está situado o campo de Tupi, recentemente renomeado campo Lula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário