A embaixadora portuguesa Ana Paula Zacarias foi designada pela Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Catherine Ashton, para chefiar a delegação da UE em Brasília.
“A nomeação da embaixadora Ana Paula Zacarias é, para nós, uma boa notícia, é também o reconhecimento do seu próprio mérito pessoal. Ela passou um processo exigente de candidatura e também o reconhecimento da capacidade da diplomacia portuguesa”, disse Pedro Lourtie, secretário de Estado dos Assuntos Europeus.
Ana Paula Zacarias, 52 anos, tem uma carreira diplomática de 25 anos, tendo sido a primeira embaixadora residente de Portugal na Estónia (entre 2005 e 2008).
Ana Paula Zacarias desempenhou também funções de vice-presidente do Instituto Camões, na Embaixada de Portugal em Washington e no Consulado em Curitiba, Brasil, tendo ainda assumido as funções de representante permanente de Portugal junto da União Latina (2003-2005) e de representante permanente adjunta junto da UNESCO (2000-2005), em Paris.
Por ocasião do anúncio da nomeação de Ana Paula Zacarias, assim como de Mariangela Zappia para chefe da delegação da UE junto das organizações das Nações Unidas em Genebra, Catherine Ashton comentou que é com "particular prazer" que procede a estas duas designações no centenário do Dia Internacional da Mulher.
"São duas diplomatas muito talentosas e experientes, que estou certa darão um grande contributo ao trabalho do Serviço Europeu de Acção Externa. As suas designações mostra o meu firme empenho num equilíbrio de géneros no Serviço", disse.
Em Setembro de 2010, por ocasião da designação do primeiro grupo de três dezenas de embaixadores para chefes de delegação da UE, naquela que é a primeira rotação à luz do novo corpo diplomático europeu criado pelo Tratado de Lisboa, Portugal já garantira a chefia da delegação da União no Gabão, que também cobre São Tomé e Príncipe, atribuída a Cristina Martins Barreira.
Ainda antes, já havia sido atribuída chefia da embaixada da UE nos Estados Unidos, onde já se encontra a trabalhar João Vale de Almeida, antigo chefe de gabinete do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, nunca escondeu o desejo de juntar Brasília a Washington.
Nenhum comentário:
Postar um comentário