segunda-feira, 21 de março de 2011

Vasco da Gama" abraça as raízes e já colhe frutos da filial em Portugal


Nelson Rocha está à frente do projeto de expansão internacional

Vasco da Gama foi um navegador português, filho mais famoso de Sines, um município com cerca de 15 mil habitantes na região do Alentejo, distrito de Setúbal, no litoral sul de Portugal. É hoje também  o nome do clube de futebol da cidade, fundado em 1966, e também de uma instituição centenária, o Vasco da Gama do Rio de Janeiro, com milhões de adeptos no Brasil.

Desde agosto de 2010, os dois clube tornaram-se parceiros num ambicioso projecto de expabsão e o trabalho em conjunto começa a render frutos. O Vasco de Sines lidera o campeonato do distrito e pode figurar, na próxima temporada, na Segunda Divisão nacional, como explicou o seu presidente, Carlos Alberto Pereira.

A parceria funciona da seguinte forma: o Vasco do Rio, desde 2010, tem alargado a sua base. Para comportar o crescimento das categorias, o clube está em vias de inaugurar um novo centro de treino para sua base, em Maricá (RJ). O excedente de jogadores que não for aproveitado, seguirá para Portugal. A coordenação da base do Vasco e desse intercâmbio está a cargo de Clóvis de Oliveira, que já mudou a rotina na Europa: "Passamos a incluir treinos em tempo integral e estamos sempre em contato para melhorar o trabalho. É uma relação a longo prazo", disse.

Vasco da Gama de Sines -  oportunidade para quem não teve espaço no Brasil

No momento, são seis os atletas do Vasco da Gama do Rio já enviados para Portugal. Com a parceria, será criada uma empresa nos moldes da legislação portuguesa. O assunto está em fase de aprovação.

“Vamos ampliar a nossa base. Vou gerar muito jogador e espalhar pelos Vascos do mundo. Mas o jogador só sai para as outras filiais se o clube daqui não o aproveitar.

O primeiro contacto com os portugueses foi feito pelo empresário Olavo Monteiro de Carvalho. Seguiram-se visitas com a presença de Rocha e do presidente Roberto Dinamite. O Vasco de Sines, hoje, joga com o mesmo uniforme do homónimo carioca, com o mesmo patrocinador exibido na camisa, a Eletrobrás. A primeira meta é formar um clube forte no Sul de Portugal, já que os grandes clubes do país se concentram no Norte.

“Queremos criar raízes em Portugal. Eu poderia ter feito parceria com um time da Primeira Divisão, mas não era esse o objectivo. Fomos à cidade onde nasceu Vasco da Gama, tem o maior porto de águas profundas da Europa, o maior PIB per capta do país, e lá tem um clube com esse nome. Precisava que o Vasco, em Portugal, tivesse mais adeptos. Não é um projecto meramente desportivo, é estratégico, envolve marketing, finanças”, disse Nelson Rocha, que está à frente do projecto de expansão internacional.


Estádio Algarve

Também em negociação está uma possível nova casa para o Vasco de Sines disputar os seus jogos. O imponente Estádio Algarve, com capacidade para mais de 30 mil adeptos (maior e mais moderno do que São Janiário, do Vasco da Gama do Rio de Janeiro), construído para o Euro 2004 em Faro, é o alvo.

Actualmente, o estádio recebe jogos do Portimonense  e do Louletano , entre outros eventos. “Ainda não está fechado, mas é um objectivo. São cerca de dois milhões de adeptos sem um clube de expressão no Sul de Portugal, então queremos percorrer as cidades da região. O objectivo, em relação aos atletas, é não vendermos mais jogadores directamente para outros clubes da Europa. Com o projecto consolidado, os atletas primeiro vão para o Vasco de Sines e depois poderão ser negociados, até por valores superiores”, disse Rocha.


Estádio Algarve, construído para a Euro 2004 em Faro, é o sonho dos vascaínos para os jogos da filial de Sines

Carlos Alberto Pereira, presidente do clube português, detalhou os objetivos imediatos: “Está sendo discutida a extinção da Terceira Divisão no país. Com isso, se formos campeões distritais, poderemos disputar, já na próxima temporada, a Segunda Divisão.  O objectivo é disputar o campeonato principal de Portugal em três ou quatro anos”, afirmou o dirigente. O vice de finanças do clube carioca adiantou que, quando isso acontecer, os portugueses já deverão ter investimento independente para montagem de uma equipa capaz de disputar o título português.

Plano de expansão inclui Índia, China e Estados Unidos
De acordo com Nelson Rocha, o plano é mais ambicioso do que fazer um clube português crescer. O objectivo final é fazer o Vasco da Gama do Rio de Janeiro ter a maior claque do mundo em 20 anos. Para isso, a estratégia é entrar em mercados de grande população, mas onde o futebol é pouco popular. As próximas sedes estão escolhidas: Macau, na China; Goa, na Índia (onde há uma cidade chamada Vasco da Gama); e Boston, nos Estados Unidos. O dirigente explica:

“Na Primeira Divisão de Portugal, seguiremos a linha do navegador português e ganharemos o mundo, aí sim o projeto atingirá o seu objectivo. Vamos para países com grande população, mas aonde o futebol ainda não esteja difundido. Queremos formar adeptos, leia-se consumidores, em Macao, na China, de colonização portuguesa; Goa, na Índia, pelo mesmo motivo, e há um pequeno clube lá chamado Vasco da Gama; e para os Estados Unidos, em Boston, em função das comunidades brasileira e portuguesas que lá vivem. O projeto é em 20 anos o Vasco ser o time de maior torcida no mundo. Os quatro locais podem gerar entre US$ 60 milhões a US$ 80 milhões de patrocínio. Não temos esse número ainda, mas a meta é atingir isso”, concluiu.

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