sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Portugal e Brasil promovem intercâmbio de boas práticas na distribuição


A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) assinam hoje um protocolo de cooperação institucional que visa a troca de experiências e cooperação técnica, com o objectivo de atingir as melhores práticas na área da distribuição.

O protocolo estabelecido incide, sobretudo, em questões relacionadas com a utilização e redução do consumo de sacos de plástico no retalho, prevenção de quebras nos produtos, relações laborais e de recursos humanos e sustentabilidade. Está ainda prevista cooperação a nível jurídico e tributário no sector, intercâmbios comerciais, culturais e técnicos.

Neste protocolo são salvaguardadas as especificidades legais de cada país, podendo ainda ser estendido a outras áreas de interesse de ambas as partes. O acordo celebrado vigora pelo período de um ano.

Luís Reis, presidente da APED, afirma: “Apesar de Portugal já ter um sector da distribuição ao nível do melhor que existe no mundo, é sempre importante receber contributos do que está a acontecer a nível internacional e trocar experiências com quem actua nesta área. É esse o objectivo deste acordo, que permite ainda mostrar que a distribuição portuguesa tem muito para exportar, em termos de boas práticas e bons desempenhos”.

Sobre a APED

A APED é uma associação patronal, de âmbito nacional, que engloba empresas que desenvolvem a sua actividade no retalho – alimentar e não alimentar – de grande consumo, que tem como objectivo, entre outros, a defesa da livre concorrência e a liberdade de acesso ao mercado de todos os agentes económicos. Em Portugal, a APED é, actualmente, a única entidade associativa representativa do Comércio Moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário