sábado, 27 de novembro de 2010

Bahia - Brasil, coloca Portugal na lista das suas prioridades


A Bahia aumentou em 285% as suas exportações para Portugal nos primeiros dez meses do ano. As vendas baianas para o mercado luso passaram de US$ 46 milhões para US$ 177,4 milhões, colocando Portugal no 11º lugar entre os principais destinos de exportações da Bahia. No final do ano passado, Portugal era apenas o 25º mercado das empresas baianas.

Os números são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e comprovam a expansão do comércio entre a Bahia e Portugal: em outubro de 2009 o mercado luso representava somente 0,8% das exportações daquele Estado; em outubro de 2010 Portugal passou a ter um peso de 2,4%.

Estados Unidos da América (EUA), China e Argentina são os mercados para onde a Bahia mais exporta. Portugal está longe de ser para as empresas baianas "a porta de entrada na Europa", uma vez que Holanda, Alemanha, Itália e Bélgica estão já no "top 10" dos destinos das exportações baianas.

Mas a ascensão de Portugal entre as opções de comércio das empresas da Bahia é significativa: entre os 30 maiores mercados dos produtos baianos, o crescimento de 285% nas vendas para Portugal foi o terceiro mais alto, apenas atrás dos 549% de aumento de exportações para a Turquia e dos 368% de crescimento nas vendas para Singapura.

Ao afirmar-se como o mercado europeu para o qual as exportações da Bahia mais crescem este ano, Portugal conseguiu destacar-se igualmente na Península Ibérica, superando a posição espanhola na lista de parceiros comerciais da Bahia.

No final do ano passado, Espanha era o 13º destino das vendas baianas, com um peso de 2,1%. Agora Espanha, que é um mercado com quatro vezes mais consumidores que Portugal, está na 20ª posição, com um peso de 1,1%.

De janeiro a outubro deste ano, a Bahia exportou para a União Européia (UE) US$ 1,96 bilhões, mais 18% que em igual período de 2009. No total, a Bahia exportou para todo o mundo US$ 7,39 bilhões, com um crescimento de 28,2% face ao ano passado. O crescimento das vendas para Portugal ficou, portanto, dez vezes acima da média.

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