A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes de Portugal (CVRVV) promoveu esta semana em Porto Alegre, capital do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, um evento de apresentação/degustação. Acções de promoção semelhantes irão seguir-se agora em São Paulo.
Entre 2004 e 2009, o crescimento das exportações de Vinho Verde para o Brasil foi de 61% em volume e 98% em valor. Em 2009, a Região do Vinho Verde exportou mais de 660 mil litros para o Brasil, totalizando cerca de 1,3 milhão de euros.
Que vinho é este?
O vinho verde é único no mundo. Um vinho naturalmente leve e fresco, produzido na Região Demarcada dos vinhos verdes, no Noroeste de Portugal, uma região costeira geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos brancos.
Berço da carismática casta Alvarinho e produtora de vinhos de lote únicos, a Região dos Vinhos Verdes festejou em 2008 o centenário da sua demarcação.
Com baixo teor alcoólico, e portanto menos calórico, o vinho verde é um vinho frutado, fácil de beber, óptimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas: saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, tapas, sushi, sashimi e outros pratos internacionais.
A flagrante tipicidade e originalidade destes vinhos é resultado das características do solo, clima e outras peculiaridades da região produtora e das formas de cultivo da vinha. Deste conjunto de factores resulta um vinho naturalmente leve e fresco, diferente dos restantes vinhos do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário