sábado, 27 de novembro de 2010

Relação Portugal-Brasil é estratégica - sublinha presidente Lula

Clique para ampliar

O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi homenegeado na noite do passado dia 22 de Novembro ,durante  evento comemorativo dos 98 anos da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, São Paulo.

Na sua intervenção, o presidente fez um balanço positivo das relações entre Brasil e Portugal durante o seu governo, e deixou claro que os brasileiros aprenderam com os portugueses a arte de solucionar conflitos.

“Fazer independência sem ter uma guerra, fazer independência em um acordo proposto pelo próprio imperador não é para qualquer um, é só para um bom português. E acho que isso permeou a consciência do povo brasileiro”, afirmou Lula.
Lula  participa de jantar comemorativo dos 98 anos da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil

Língua Portuguesa - factor de união

Lula afirmou ainda que a língua portuguesa é um factor de união entre os dois países e ressaltou a importância regional estratégica que Portugal tem na Europa e o Brasil na América Latina.

"Brasil e Portugal podem muito mais do que seus tamanhos geográfico e populacional, não é apenas isso que conta na relação entre dois países, mas sim a capacidade de abrir oportunidades que essa relação possa estimular", afirmou Lula.


Lula elogiou os investimentos portugueses no Brasil e disse orgulhar-se de ter conversado "com vários empresários e tentar convencê-los de que era importante montar empresas brasileiras em Portugal".

“Portugal é um país importante e estratégico para o Brasil e a língua é a nossa vantagem comparativa”, disse Lula da Silva, aplaudido por dezenas de empresários dos dois países.


Herança portuguesa: uma cultura de paz

O presidente salientou ainda que a colonização portuguesa possibilitou ao Brasil construir uma cultura de paz, que “permeou a consciência” do povo brasileiro.

“Foi com os portugueses que nós aprendemos a fazer tudo o que fizemos em paz, fazer uma independência sem ter uma guerra, fazer uma independência num acordo proposto pelo próprio imperador, isso não é para qualquer um, é só para um bom português”, disse.

Mensagem do Presidente português Aníbal Cavaco Silva

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, tem um "lugar especial no coração dos portugueses" pelo que fez em prol das relações entre os dois países, disse o presidente português, Aníbal Cavaco Silva.

"Jamais o esqueceremos, pode estar certo", afirmou Cavaco Silva em mensagem divulgada no jantar anual da Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil, em São Paulo.

Além da homenagem a Lula, a Câmara  distinguiu o gestor português António Pita de Abreu, presidente da EDP no Brasil, com o título de "Personalidade do Ano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário