O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou a noite passada, em São Paulo, que Brasil e Portugal cometeram um grande equívoco no século passado ao terem se afastado, principalmente no âmbito comercial. Segundo ele, Portugal acreditou que o Brasil tinha perdido a sua importância enquanto nação empreendedora, enquanto o Brasil pensou que Portugal não seria a sua prioridade na Europa.
Lula recebeu o prémio Personalidade Especial 2010 da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - um mapa das primeiras capitanias portuguesas no Brasil (foto).
"Nós acreditávamos que o bonito era estar subordinado a grandes economias mundiais como Estados Unidos e, na Europa, nossa entrada deveria ser via Alemanha e não Portugal. Eu me orgulho de conversar com empresários brasileiros e convencê-los de montar empresas em Portugal para ocupar um espaço infinitamente maior na Europa. Tenho também me empenhado em convencer os portugueses a investir no Brasil", disse.
Segundo Lula, é preciso reafirmar a convicção no relacionamento entre os dois países. "A Embraer irá montar duas fábricas de componentes em Évora, com 500 postos de trabalho altamente especializados. Precisamos olhar a perspectiva dos dois países nos próximos 30 anos. Temos de ter relação com quem é melhor para nós, e Portugal é muito importante para o Brasil".
Nenhum comentário:
Postar um comentário