quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Governo português aprova contratos de investimento com a Embraer

Portugal-Brasil: acordo selado na indústria aeronáutica
 
O Governo português aprovou hoje em Conselho de Ministros as minutas de aditamento aos contratos de investimento a concretizar pelo Estado com a fabricante de aviões brasileira Embraer, que vai avançar com a construção de duas fábricas, em Évora, ainda este ano.

O comunicado do Conselho de Ministros adianta que foram aprovadas "as minutas de contratos de investimento com processos negociais já concluídos, bem como aditamentos a contratos de investimento", fixando "os objectivos e as metas a cumprir pelo promotor e benefícios fiscais a conceder".

O documento acrescenta que estes contratos, que incluem o projecto da Embraer, "correspondem a um investimento total de 220 milhões de euros e dizem respeito a projectos que o Governo considera revestirem especial mérito e interesse para a economia nacional, reunindo as condições necessárias para a concessão dos incentivos fiscais legalmente previstos".

A Embraer tem previsto um investimento de 170 milhões de euros para Portugal, com vista à construção em Évora de duas unidades de produção de estruturas para aviões que vão empregar cerca de 600 trabalhadores.

Primeira fábrica deve começar a laborar no primeiro semestre de 2012
Começada a construir há um ano atrás, a primeira fábrica da Embraer em Portugal deverá entrar em laboração no primeiro semestre de 2012. Trata-se de uma unidade de produção de componentes em fibras de carbono e vidro para asas e fuselagem dos aviões.
Para a formação dos futuros trabalhadores da unidade industrial, já existe em Setúbal uma especialização em aeronáutica e em Évora será criada uma escola técnica com disciplinas voltadas para a mesma área

Nenhum comentário:

Postar um comentário