Os portugueses mantêm uma relação privilegiada com o Brasil. O país irmão é, há anos, um dos destinos favoritos dos turistas nacionais e alguns produtos e hábitos brasileiros começam também a criar raízes no gosto dos portugueses. A caipirinha é apenas um deles.
Nas praias é onde algumas dessas influências mais se notam: os biquínis, as sandálias, os chinelos de praia, são cada vez mais de marcas e ao estilo brasileiro. Os produtos de beleza atravessaram o Atlântico e enchem as prateleiras das lojas, dos vernizes aos cremes hidratantes e aos perfumes. Mas não é só. A música brasileira é cada vez mais ouvida por portugueses, em especial bossa nova, e os restaurantes brasileiros, onde se serve a famosa picanha, proliferam.
Nas saídas nocturnas, muitos trocam a habitual cerveja pela caipirinha, uma bebida que junta a cachaça brasileira à lima e ao açúcar amarelo, e que é servida com gelo picado. Com o passar do tempo, a caipirinha foi adaptada aos diferentes gostos e hoje é frequente encontrar bares e discotecas que servem caipirinhas de morango e outros frutos ou, para os que não apreciam o sabor da cachaça, bebidas que imitam o conceito mas que trocam a aguardente por outras bebidas, como a vodka ou o licor beirão (conhecidas como caipiroska e caipirão).
Mais de 4 milhões de caipirinhas vendidas este ano
Um dado ilustrativo desta realidade é a venda de cachaça nos supermercados portugueses. A Cachaça 51, apenas um exemplo entre as marcas vendidas em Portugal, vendeu 4,06 milhões de caipirinhas nos primeiros sete meses deste ano. Entre 2005 e 2010, o crescimento da Cachaça 51 foi de cerca de 7%. O Algarve, no sul de Portugal, é o melhor cliente da marca em.
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