sábado, 1 de maio de 2010

Encontro de Escritores de Língua Portuguesa termina hoje, em Natal

Encerra hoje, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa. Aberto na última quarta-feira, o evento contou com a participação de cerca de duas dezenas de escritores lusófonos.
Três grandes temas estiveram em debate: “Literaturas lusófonas: elo entre continentes e culturas”, apresentado pelo professor português Carlos Reis; “Cosmopolitismo, expressões populares e globalização”, apresentado pelo escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, e “Os desafios das novas tecnologias na literatura”, apresentado pelo escritor angolano José Eduardo Agualusa.

A Língua Portuguesa é falada por 4% dos seis mil milhões de habitantes do planeta. É a quinta língua mais falada da Terra e a terceira mais falada do mundo ocidental, com grandes possibilidades de alcançar um patamar de língua comercial equivalente ao do francês e do italiano. O recente Acordo Ortográfico, já adoptado pela maioria dos países de língua portuguesa, está promovendo a padronização e o fortalecimento da língua.
O I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal teve justamente como objectivo contribuir para o reforço do idioma, promovendo o intercâmbio entre os escritores de língua portuguesa dos cinco continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário