sexta-feira, 21 de maio de 2010

O REENCONTRO LUSO BRASILEIRO EM COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA

Lula e Sócrates reafirmam que Portugal pode representar uma plataforma estratégica para a expansão da economia brasileira, assim como o Brasil pode representar uma parceria com Portugal que ajude a alavancar a economia portuguesa, carecida de retomar um crescimento sustentado e vigoroso

O Primeiro Ministro português, José Sócrates, com o Presidente do Brasil, Lula da Silva
"Estou feliz porque finalmente Portugal e Brasil se reencontraram."
 
Foi com estas palavras que Lula da Silva anunciou ontem uma nova era nas relações entre os dois países irmãos. "Não é mais aquela coisa só sentimental. É compreender a posição que Portugal representa para o Brasil e o potencial que o Brasil tem para ajudar a alavancar a economia portuguesa", disse o Presidente brasileiro, ao lado de José Sócrates.

A X Cimeira Luso-Brasileira ficou marcada pela assinatura de sete acordos de cooperação e empresariais, que, segundo o primeiro-ministro português, "marcam um novo momento desta relação". "É uma cooperação que assenta nos domínios críticos para o sucesso económico", como os sectores de energia, ciência e tecnologia, mas também na difusão da língua portuguesa.
 
Sócrates não escondeu o orgulho na ascensão económica do Brasil e elogiou a internacionalização das suas empresas que "deixam marca em Portugal". Lula respondeu dizendo que os empresários portugueses já tinham descoberto o Brasil e que agora são os empresários brasileiros que estão a descobrir Portugal.
 
O Presidente brasileiro lembrou os casos da Embraer - empresa que vai abrir duas fábricas de alta tecnologia em Portugal - e da Petrobras. A petrolífera brasileira assinou ontem um acordo com a sua congénere portuguesa, Galp, para exploração de petróleo a grande profundidade ao largo da costa portuguesa.
 
Dias depois de a PT ter recusado vender a sua participação na Vivo à espanhola Telefónica, Lula defendeu que era importante discutir com a empresa portuguesa como crescer no mercado brasileiro, latino-americano e africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário