quarta-feira, 19 de maio de 2010

X Cimeira Portugal-Brasil começa amanhã, dia 19 de Maio, em Lisboa

 
O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva reúnem-se amanhã, dia 19 de Maio, em Lisboa na 10ª Cimeira Luso-Brasileira, centrada na crescente cooperação Portugal-Brasil e no comércio bilateral. Lula irá também encontrar-se o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.

Segundo fontes oficiais portuguesas, os projectos nas áreas da ciência e tecnologia e energias renováveis estão entre os temas a serem abordados pelos dois governantes, que devem também falar sobre cooperação com os países de língua oficial portuguesa, principalmente no sector energético.

Espera-se também que haja uma aproximação bilateral para futuros negócios de empresários portugueses no Brasil relacionados com o Mundial de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Outro assunto em destaque na Cimeira serão os novos acordos entre a Petrobras e a empresa estatal portuguesa Galp, que avançam em projectos conjuntos de prospecção de petróleo em águas profundas no Brasil e de produção e distribuição de biocombustíveis para o mercado europeu.
A Cimeira Luso-Brasileira também terá em agenda temas culturais como as estratégias para uma maior projecção internacional da língua portuguesa.

No âmbito das actividades da Cimeira, terá lugar a cerimónia de entrega do Prémio Camões, a mais importante distinção concedida a autores de língua portuguesa, ao escritor cabo-verdiano Arménio Vieira.

Os dois países deverão também aprovar a decisão de organizar em 2011 o ano de Portugal no Brasil e, em 2012, o ano do Brasil em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário