terça-feira, 4 de maio de 2010

Portugal e Brasil cooperam na produção de biodiesel com destino ao mercado europeu com um investimento de 530 milhões de USD, cerca de 400 milhões de Euros

A Galp Energia e a Petrobras vão constituir uma "joint venture" centrada no negócio do biocombustível, tendo a empresa brasileira anunciado hoje a aprovação da constituição das companhias que irão implantar o projecto de produção em Portugal.

Agora representando um investimento total de 530 milhões de dólares (cerca de 400 milhões de euros), a parceria entre a Petrobras e a Galp para os biocombustíveis foi estabelecida há três anos O memorando de entendimento, assinado em Maio de 2007, previa o início de produção em 2010, através da plantação de oleaginosas no Brasil e exportação para Portugal, onde seriam processadas e transformadas em combustível.

Em comunicado hoje divulgado, a Petrobras indica que "a produção de biodiesel em Portugal, prevista para 2015, será da ordem de 250 mil toneladas/ano", tendo como destino o mercado europeu, "com prioridade para o mercado ibérico".

O fornecimento da matéria-prima que será processada em Portugal será assegurado por via de um pólo agro-industrial no Brasil para cultivo de palma, com produção de cerca de 300 mil toneladas por ano no Estado do Pará.

O investimento nestas plantações, estimado em 290 milhões de dólares (218 milhões de euros), começa já em 2010 e estende-se até 2018. Na parte industrial, que ficará em Portugal, haverá um investimento de 240 milhões de dólares (180 milhões de euros). O investimento global deste projecto será "realizado em partes iguais pelas empresas", de acordo com a Petrobras.

"Tal investimento, além de atender aos critérios de rentabilidade das companhias, fortalece a posição da Petrobras como produtora de biocombustível e permite sua presença estratégica no mercado de combustível europeu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário