segunda-feira, 17 de maio de 2010

X Cimeira Luso-Brasileira: ciência e energias renováveis na agenda

O Primeiro-Ministro português,, José Sócrates reúne-se com o presidente do Brasil ,Lula da Silva, na próxima quarta-feira, dia 19, em Lisboa no âmbito da X Cimeira Luso-Brasileira, que dará ênfase à cooperação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e energias renováveis.

Antes da reunião com o primeiro ministro, José Sócrates, o chefe de Estado brasileiro será recebido pelo Presidente da República, Cavaco Silva, em Belém.

A X Cimeira Luso-Brasileira dará ênfase à cooperação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e energias renováveis.

Cooperação com países africanos

No encontro, Lula da Silva e José Sócrates deverão conversar sobre a cooperação trilateral com países africanos, nomeadamente no sector de energia, sendo que a reunião servirá também para incentivar negócios de empresários portugueses no Brasil no contexto do Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016.

Um dos marcos da cimeira bilateral será a assinatura de um acordo para pesquisa e exploração conjunta de petróleo em águas profundas no Brasil entre a Galp e a brasileira Petrobras.

Outro tema em destaque é a projeção da língua portuguesa no mundo, cujas estratégias foram delineadas pelo Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no final de Março, em Brasília.

Reforço cultural

A adoção do Plano de Acção para a Promoção, Difusão e Projecção da Língua Portuguesa, que prevê, entre vários pontos, a introdução do português como língua de documentação das Nações Unidas, será recomendada à cimeira dos chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Julho, na capital angolana.

Na área cultural, deverá ser definido que 2011 será o Ano de Portugal no Brasil e 2012, o Ano do Brasil em Portugal.

Um comentário:

  1. Quando visitar Lisboa , faça-o com a Lisbon On The Go Tours.
    Temos tours tematicos exp: Tour Fatima.
    Pode reservar seu tour via email ou telefone.
    Agora já sabe a Lisbon On The Go ira mostrar-lhe aqueles sitios que só os Lisboatas conhecem.
    Reservas:(+351) 934852185

    lisbononthego@gmail.com

    www.lisbononthego.com

    ResponderExcluir