sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fundos portugueses reforçam aposta no Brasil


O investimento dos fundos portugueses no mercado brasileiro cresceu em Outubro, com ainda mais acções brasileiras a entrarem na lista dos títulos mais procurados pelas sociedades gestoras de fundos. Entre os dez títulos do mercado internacional de acções com mais relevo nas carteiras lusas, cinco são de grupos do Brasil.

O Bradesco continua a ser líder absoluto no investimento em acções dos fundos portugueses. O banco brasileiro representava por via das suas acções ordinárias 327,4 milhões de euros de investimento português (29,2% do que os fundos tinham aplicado fora da União Europeia e bem mais que os 175,8 milhões de euros investidos no Banco Espírito Santo, o principal alvo dos fundos em Portugal). A esta verba há que somar 14,3 milhões de euros aplicados pelos fundos de investimento portugueses nos títulos do Bradesco negociados nos Estados Unidos (ADR).

O Itaú é outro grupo brasileiro que tem despertado o interesse dos gestores de carteiras em Portugal. O Itaú, que é o segundo maior accionista do Banco Português de Investimento (BPI), representava no final de outubro 13,5 milhões de euros de aplicações dos fundos portugueses, mais 3,8% que no mês anterior,
segundo os dados disponibilizados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os títulos ADR da brasileira Vale também figuram no topo das preferências dos investidores lusos, com 11,6 milhões de euros aplicados pelos fundos (mais 7,8% que no mês de setembro). E o Banco do Brasil, apesar de uma queda mensal de 5,8%, permanece nessa lista, com 9,2 milhões de euros de investimento dos fundos portugueses.

Entre as preferências dos fundos de investimento lusitanos fora da União Europeia estão ainda as acções da Nestlé, Novartis, UBS, Apple e Tanzanian Royalty.

BES lidera em Portugal

No mercado nacional de acções a posição de liderança é do Banco Espírito Santo (BES), onde os fundos portugueses tinham 175,8 milhões de euros aplicados no final do mês passado, com um crescimento de 5,5% face a Setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário