domingo, 28 de novembro de 2010

Relações luso-brasileiras: Vereador de Maceió - Brasil, recebido em Gaia - Portugal


César Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, e Mário Fontemanha, Vereador do Turismo, receberam Marcelo Silva Malta, Vereador da Cultura, Meio Ambiente, Desporto e Turismo de Maceió, Estado de Alagoas, no Brasil, e António Bernardo, empresário com ligações ao Brasil, há mais de 30 anos. O objectivo da visita a Portugal e, particularmente, ao concelho de Gaia, assenta num intercâmbio de ideias que promova o desenvolvimento económico de ambas as regiões.


Durante o encontro, César Oliveira expôs o funcionamento dos órgãos municipais em Vila Nova de Gaia, explicou a estrutura do poder autárquico e enalteceu a sintonia existente entre o Órgão Executivo e a Assembleia Municipal. O Presidente da Assembleia Municipal revelou aos convidados que Vila Nova de Gaia é dos municípios que mais relevo tem dado ao desenvolvimento de Portugal, quer ao nível do planeamento territorial quer ao nível do desenvolvimento económico.

Por sua vez, Mário Fontemanha salientou aspectos relacionados com o Turismo e o Desporto, em Vila Nova de Gaia, e aproveitou a ocasião para falar da ligação entre o Vinho do Porto e o Brasil. De acordo com o Vereador, as caves Ramos Pinto são as mais emblemáticas e representativas da relação existente entre o Vinho do Porto e o Brasil. Reza a história que, Adriano Ramos Pinto, fundador da Casa Ramos Pinto, foi o grande impulsionador da implantação do Vinho do Porto no mercado brasileiro, no início do século XX. Rapidamente, tornou-se responsável por metade do vinho exportado para a América do Sul, enquanto ia conquistando gerações de fiéis apreciadores em Portugal e na Europa.

Após o encontro, os convidados tiveram a oportunidade de visitar a Casa-Museu Teixeira Lopes, onde se encontra patente uma importante exposição de pintura que integra o espólio do Millenium BCP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário