quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Avançam as negociações pela participação portuguesa no Embraer KC-390

Embraer KC-390 (http://us-cdn.creamermedia.co.za)
 
As negociações com a Embraer sobre a participacao de empresas portuguesas na construção e desenvolvimento do KC-390 serão lideradas pelo próprio ministro da defesa, conforme decisao do Conselho de Ministros.

A decisão confirma a importância dada a este projeto pelo Governo português assim como a substituição dos atuais aviões de transporte Hercules C-130H por estes aparelhos da Embraer.

A substituição pelos aviões KC-390 só deve começar a partir de 2018, com o primeiro protótipo a voar já em 2014. 2018 é o ano estimado do primeiro voo do avião, devendo os Hercules manterem-se em operação até essa data, algo que será possível pelo processo de modernização de que vão ser alvo já no próximo ano e que lhes garantirá mais cinco anos de operacionalidade na FAP e um valor comercial significativo em 2018 que lhes permitirá serem vendidos.

A opção pelo aparelho da Embraer já fora bem clara, em setembro, quando declarou: “O KC-390 é, do ponto de vista técnico e operacional, uma aeronave que satisfaz os requisitos necessários para o transporte estratégico militar”. O projeto será para Portugal um importante gerador de Emprego, Exportações e de Aquisição de Conhecimentos. Aspectos onde as empresas portuguesas que farão parte terão um papel crucial.

A lista das empresas nacionais envolvidas no projeto da Embraer será definida dentro de dois meses, sabendo-se já que serão empresas com capacidade para participarem no fabrico de fuselagem e das tecnologias de informação. Entre estas as Ogma (o maior fabricante aeronáutico nacional e detida em parte pela Embraer) e a própria Embraer que brevemente terá duas fábricas em Évora.

O projeto KC-390 assume-se assim como um eixo estratégico para Portugal. Não somente porque irá substituir o aparelho mais importante (e usado) da FAP, o Hercules, como também porque vai incluir uma importante componente de desenvolvimento e produção nacionais, podendo representar um novo tipo de exportações para o país e a consequente geração de Emprego e impacto no PIB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário