sábado, 11 de dezembro de 2010

Brasil poderá comprar títulos da dívida pública portuguesa


O Brasil poderá comprar títulos da dívida pública portuguesa, disse, no passado dia 9, o ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, em visita de trabalho a Brasília. 

Depois de se reunir com o ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, por mais de uma hora, o ministro português confirmou que o Brasil estuda ajudar Portugal a superar os problemas na administração da dívida pública.

Para Teixeira dos Santos, o Brasil representa um mercado estratégico para os títulos portugueses neste momento.

"Pretendemos fazer um esforço de diversificação desses mercados [de títulos] para fora da Europa. Com certeza que o Brasil, sendo uma economia estratégica, também representa um mercado que devemos explorar", afirmou o ministro português. Ele afirmou ainda que Portugal  busca investidores brasileiros privados, mas admitiu que o governo brasileiro pode comprar papéis de Portugal.

"Nas emissões de dívida pública portuguesa, podemos ter entidades brasileiras que adquiram títulos. Tanto entidades governamentais, como entidades empresariais e investidores de qualquer natureza que estejam interessados em aplicar no nosso país", acrescentou. Segundo Teixeira dos Santos, ele e o ministro Mantega não discutiram valores.

De acordo com Teixeira dos Santos, os dois também discutiram as relações comerciais e os investimentos de empresas portuguesas no Brasil e de companhias brasileiras em Portugal. "Portugal tem interesse estratégico no aprofundamento das relações com o Brasil, a nível económico, comercial e financeiro", afirmou.

No encontro com o seu homólogo brasileiro, Teixeira dos Santos foi acompanhado pelo embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário