segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Odebretch quer participar no comboio de alta velocidade português

A  emporesa brasileira Odebretch vendeu para a Ascendi, por 126 milhões de euros, as participações que detinha em quatro auto-estradas lusas, pois pretende  voltar-se para os projetos que estão em desenvolvimento em Portugal, como as ligações ferroviárias de alta velocidade, designadamente a plataforma logística do Poceirão e a concessão do Baixo Tejo. 
 
Um comboio (trem em português do Brasil), de alta velocidade (ou trem-bala), é um transporte público que circula em caminhos de ferro excedendo os 200 Km/hora. 

Tipicamente, os comboios de alta velocidade viajam a velocidades de cruzeiro entre os 250 km/h e os 300 km/h. A marca mundial de velocidade para um comboio convencional com rodas foi estabelecida em 2007 por um TGV francês que atingiu a velocidade de 574,8 km/h.

O comboio protótipo japonês de levitação magnética (maglev) JR-Maglev MLX01 estabeleceu o recorde de velocidade de um comboio ao atingir os 582 km/h.

No dia 3 de Abril de 2007 foi batido oficialmente o anterior recorde de comboios convencionais de alta velocidade ao ser atingida a velocidade de 574,8 km/h. Este teste, feito na nova linha Paris - Estrasburgo,  teve o nome de código V150 aludindo aos 150 metros/segundo de velocidade que se pretendia atingir (correspondente a 540 km/h)
 
Os comboios Japoneses Shinkansen  foram os precursores dos comboios de alta velocidade. Na imagem um Shinkansen da West Japan  Raylway em Quioto.

O comboio franco-belga-germano-neerlandês Thalys na estação da Gare du Nord em Paris.

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