segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A petrolífera portuguesa GALP, anuncia que novo poço confirma potencial no Tupi


A petrolífera portuguesa Galp comunicou hoje confirmar-se o potencia de até 8 mil milhões de barris no poço do Tupi.

«O consórcio formado pela Galp Energia, pela Petrobras e pela BG Group para a exploração do bloco BM‐S‐11, em águas ultra profundas da Bacia de Santos, comunica que a perfuração de mais um poço na área de Tupi/Iracema confirmou o potencial de petróleo leve nos reservatórios do pré‐sal, em águas ultra‐profundas da Bacia de Santos.

O novo poço, informalmente conhecido como Tupi W, foi perfurado em profundidade de água de 2.139 metros, a cerca de 275 km da costa do estado do Rio de Janeiro e a 11 km a noroeste do poço descobridor da acumulação de Tupi», lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários de Portugal (CMVM).

A espessura de reservatório de cerca de 90 metros vem reforçar «as estimativas de volume de hidrocarbonetos para a área de Tupi/Iracema».

E, com a informações obtidas neste e noutros poços já perfurados naquela área, a Galp vem assim confirmar as estimativas do «potencial de 5 a 8 mil milhões de barris de petróleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré‐sal da área de Tupi».

A produtividade destes reservatórios será avaliada através da realização de testes de formação agendados para os próximos meses.

«O Consórcio dará continuidade às actividades e aos investimentos previstos no Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, até à divulgação da Declaração de Comercialidade no final de 2010», revela ainda o mesmo comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário