sábado, 11 de dezembro de 2010

Lisboa capital europeia das profissões

Foto de Carlos M. Santos


Durante três dias, Lisboa acolhe o Euroskills 2010, o campeonato europeu das profissões. No evento, que visa promover a formação profissional junto dos mais jovens, são esperados 100 mil visitantes.

A competição começou, estamos no Euroskills 2010, em Lisboa, ou seja no Campeonato Europeu das Profissões onde perto de 500 profissionais dos 27 Estados-membros da União Europeia e de mais 14 países como a Turquia, Tailândia, Japão ou o Brasil competem em 64 diferentes profissões.

Na sessão de abertura do Euroskills, Maria Helena André, Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, destacou a importância do evento para a promoção da formação profissional junto dos mais jovens.

«Eu penso que este campeonato e a possibilidade de termos muitos jovens portugueses a virem ver directamente como é que estas profissões envolvem, pode ter o efeito de atracção dos jovens portugueses para a formação profissional e para as profissões manuais, técnicas e também de alta tecnologia. Por isso eu acho que esta é uma iniciativa importante e estamos muito contentes que ela se passe em Portugal porque entendemos que vai trazer muitos jovens a este certame e vai abrir-lhes o apetite em relação a muitas profissões», disse a Ministra.

Durante três dias a competição vai cobrir seis grandes áreas profissionais: Artes Criativas e Moda; Produção, Engenharia e Tecnologia; Tecnologias da Informação e Comunicação; Transportes e Logística; Construção Civil e Obras Públicas.

O Euroskills não pretende ser apenas uma competição sobre as melhores práticas e técnicas em cada uma das profissões, mas uma mostra de competências, de especificidades criativas, de saberes profissionais, um espaço vivo que possa despertar nos jovens as escolhas da carreira futura.
 
Durante três dias espera-se que mais de 100 mil jovens e professores percorram os quatro pavilhões da FIL, em Lisboa, e que para além de poderem assistir às actividades dos concorrentes, possam também experimentar e executar algumas actividades.

Também no âmbito do Euroskills, a Agência Ciência Viva em colaboração com doze Instituições científicas organiza uma das maiores demonstrações das actividades dos investigadores.

Aqui, os jovens podem colocar directamente questões aos cientistas sobre as mais variadas áreas do conhecimento, incluindo sobre a profissão de cientista.

Perguntas e respostas que a Agencia Ciência Viva levará também a todo o pais, através do seu canal on-line Ciência Viva TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário