quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Portugal e Brasil empenhados numa relação ainda mais forte


À margem da Cimeira Ibero-Americana que decorreu este final de semana em Mar del Plata, na Argentina , o Presidente e o Primeiro Ministro de Portugal, Cavaco Silva e José Sócrates, reuniram durante mais de uma hora com o Presidente do Brasil, Lula da Silva.

 "A conversa foi muito frutuosa. O Presidente Lula da Silva está de facto muito empenhado em construir uma ligação ainda mais forte entre Portugal e o Brasil", considerou Cavaco Silva, antes de acrescentar que o Brasil olha para Portugal "como uma plataforma para a Europa, mas pensando também em empresas brasileiras que podem investir em Portugal e em parcerias entre empresas dos dois países".

Afinado com o Presidente da República, José Sócrates garantiu que o Brasil "é prioritário" para a política externa portuguesa, do mesmo modo que Portugal é prioritário para o Brasil.

Em sintonia quanto ao caminho que Portugal tem de seguir, Presidente e primeiro-ministro repetiram em todas as declarações a necessidade de aprofundar a cooperação económica com o mercado ibero-americano, e aumentar as exportações.

"Vim a esta cimeira com a intenção de potenciar as relações económicas, não só com a Argentina ou com o Brasil, mas com outros países da América Latina", garantiu José Sócrates. "A América Latina apresenta actualmente uma recuperação económica absolutamente excepcional no mundo", sublinhou.

Fonte governamental adiantou que está em vias de constituição um fundo conjunto entre a Caixa Geral de Depósitos e o Banco La Nacion da Argentina para apoiar as empresas exportadoras dos dois países. A mesma fonte avançou ainda que, no primeiro trimestre de 2011, o Governo vai organizar o primeiro congresso das exportações, para apontar uma estratégia comum para o mercado externo.

As apostas portuguesas são nas energias renováveis através da Galp, nos transportes ferroviários, mas também no sector financeiro, nas telecomunicações - através da PT -, e nas tecnologias de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário