segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Estudo para incentivar exportações portuguesas para o Brasil


O Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil promoveu estudo que visa incentivar as exportações portuguesas para o Brasil. O estudo foi realizado pela Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo (CPC-SP) com apoio da Cisa Trade. A pesquisa mostra, de forma destacada, a integração da economia bilateral e defende que Portugal poderia aumentar suas exportações para o Brasil.

O estudo encontrou 205 produtos nos quais Portugal possui alto potencial exportador e cuja demanda de importações brasileiras é significativa. De acordo com Rômulo Alexandre, presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (CCPCB), o estudo mostra ainda que o potencial português vai muito além dos produtos. “A pesquisa mostra detalhes do comércio brasileiro de importação, como valores de impostos, vantagens logísticas, barreiras tarifárias e não tarifárias e nomes de empresas que fornecem os produtos a nação”.

A pesquisa encontrou um dado importante: as exportações portuguesas para o Brasil poderiam aumentar em até 340% (caso os 205 itens entrassem nesse relacionamento bilateral). E mais: “um grupo significativo de produtos poderiam obter ganhos superiores a UR$ 1 milhão a cada ano”, destaca Rômulo. “O maior problema na comercialização está no fator logístico”, explica o presidente do CCPCB. “O produto exportado passa por vários portos para chegar ao local de desembarque, mas se houvesse uma política direta de comercialização, todos os países sairiam beneficiados”, conclui Rômulo.

Trabalho realizado pela Funcex – Fundação Centro de Estudo do Comércio Exterior, a pesquisa será publicada e apresentada às Câmaras de Comercio do Brasil e de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário