sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"Portugal é uma porta aberta para a Europa" - diz presidente da Federarsur do Brasil

Em declarações à Agênca Lusa, Darc Costa defendeu que "a Petrobras tem recursos de sobra que podem ser investidos na compra de uma parcela da Galp", realçando que "a acontecer não vai ser feito agora, porque é final de Governo".

À margem da conferência "América do Sul, Internacionalização e Energia", promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), no Porto, o presidente da Federasur considerou esta possibilidade "muito plausível e provável".

O consultor de Lula da Silva e Hugo Chávez defendeu que "o mercado energético tende a uma concentração cada vez maior e, tendo em conta o crescimento da Petrobras, há recursos de sobra na Petrobras que têm que ser investidos".

Darc Costa realçou que "a Petrobras tem outras opções de investimento", mas, acrescentou, o investimento na Galp, parceira da brasileira na exploração de petróleo no Brasil, "abre uma porta de entrada na Europa".

A Petrobras anunciou em Setembro uma das maiores entradas em bolsa no mundo, uma venda de até 49,9 mil milhões de euros em novas acções para financiar explorações destinadas a transformar o Brasil num dos maiores exportadores de petróleo mundiais.

A transacção poderá ser alargada para 57 mil milhões de euros se a procura for muito forte, anunciou a petrolífera estatal brasileira, parceira da Galp na exploração do campo do Tupi (Bacia de Santos) e potencial interessada em entrar no capital da empresa portuguesa.

Este montante será o núcleo de um plano ambicioso que a Petrobras delineou para aumentar os investimentos nos próximos cinco anos para 174 mil milhões de euros, com vista a explorar enormes reservas de petróleo recentemente descobertas ao largo da costa do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Carlos tenho ORGULHO de você de tanta contribuição para nós empresários ,só tenho a lhe agradecer por tanta sapiênciencia e por dedicar teu preciso tempo em tão precioso blog.
    Gisele

    ResponderExcluir