terça-feira, 8 de março de 2011

EDP anuncia vencedor do Prémio de Inovação e Empreendedorismo



A EDP Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, selecionou o projeto Bio-reciclagem Energética e Económica dos Resíduos Orgânicos Domésticos para receber os R$ 100 mil da primeira edição do EDP 2020 - Prémio de Inovação e Empreendedorismo. A cerimónia de entrega aconteceu no passado dia 04, na sede da EDP, em São Paulo.

"O prémio EDP 2020, lançado o ano passado,  tem como objetivo estimular o desenvolvimento de soluções clean tech (tecnologia limpa) para o setor energético brasileiro. No total, a Companhia investirá R$ 1 milhão durante os próximos dez anos na premiação.", informa a EDP.

“Estamos satisfeitos com a alta qualidade dos trabalhos que recebemos. É gratificante para uma Companhia apoiar e incentivar o empreendedorismo, especialmente em uma área em que o produto, a energia elétrica, é tão fundamental para a evolução económica e social de um País”, afirma António Pita de Abreu, presidente do Grupo EDP no Brasil.

O idealizador do projeto vencedor, Gabriel Estevam Domingos, desenvolveu a ideia para atender às necessidades socioambientais do município de Cubatão, na região da Serra do Mar, São Paulo.

A cidade, que tem intensa produção industrial, acumulou por décadas o crescimento habitacional irregular e desordenado, o que gerou diversos problemas com a gestão de resíduos, particularmente os domésticos.

A partir deste cenário, o projeto de bio-reciclagem foi criado para possibilitar a produção sustentável de produtos comerciais comoenergia elétrica e biofertilizantes. A técnica utilizada será de biodigestão dos resíduos orgânicos domésticos.

Mais de 20 universidades brasileiras se inscreveram para o prêmio, de 11 estados brasileiros, entre os quais São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Piauí e Goiás. Do total de propostas, 76% dos projetos que concorreram estavam focados em Geração de Energia Renovável e Soluções para Cidades Auto-Sustentáveis.

A data para início das inscrições para a segunda edição do Pr´rmio EDP 2020 deve ser anunciada ainda no primeiro semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário