terça-feira, 8 de março de 2011

Relações luso-brasileiras precisam de se modernizar - câmara de comércio luso-brasileira


Imagem ampliada

As relações luso-brasileiras necessitam ser estimuladas de uma forma mais moderna, sobretudo em relação à alta tecnologia, que Portugal pode fornecer ao Brasil, declarou em  Lisboa o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.

Paulo Elísio de Souza falou à Agência Lusa depois de um encontro com o Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

"As relações entre o Brasil e Portugal necessitam ser estimuladas de uma forma mais moderna, atacando a tecnologia portuguesa, que é de alto nível, uma tecnologia de ponta, da qual o Brasil precisa", disse o presidente da câmara luso-brasileira, que também é advogado.

"Os empresários brasileiros têm grande interesse em estabelecer parcerias com portugueses para desenvolver e importar a tecnologia portuguesa", referiu.

De acordo com Paulo Elísio Souza, há uma "sinergia perfeita entre o Brasil e Portugal e as parcerias facilitam a entrada de empresas portuguesas na América do Sul e das empresas brasileiras na Europa".

O advogado brasileiro também acredita que o Mundial de Futebol (2014), os Jogos Olímpicos (2016) e os Jogos Paralímpicos (2017), que irão realizar-se no Brasil, são eventos em que Portugal tem conhecimentos acumulados para poder participar destes empreendimentos, sobretudo "na construção e gestão de arenas (estruturas) desportivas".

Segundo Souza, o objetivo principal da viagem a Portugal foi o de convidar o Presidente Cavaco Silva para o jantar comemorativo do centenário da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.

"A Câmara foi autorizada a funcionar por decreto do presidente português, Manuel Arriaga, em setembro de 1911", referiu ainda o responsável brasileiro.

Paulo Elísio Souza solicitou o Alto Patrocínio da Presidência da República para a comemoração do centenário da câmara luso-brasileira.

"Associações portuguesas de comércio de várias partes do mundo serão convidadas a participar do evento e as câmaras portuguesas de todos os países de língua portuguesa vão receber também um convite para as comemorações do centenário", acrescentou Souza.

Paulo Elísio Souza, que foi acompanhado por integrantes da direção da câmara luso-brasileira, vai ainda pedir patrocínios a empresas portuguesas para o evento.

O jantar comemorativo do centenário da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro será realizado a 17 de setembro, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, sendo precedido por uma missa celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Orani Tempesta.

A delegação da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro permanece até sábado em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário