sexta-feira, 12 de março de 2010

CPLP: Há vontade política para livre circulação no espaço lusófono, mas os obstáculos persistem

O secretário-geral da Câmara dos Deputados do Brasil garantiu que o país está em condições para implementar o acordo de livre circulação no espaço lusófono, mas considerou que este "ainda deve ser aperfeiçoado".

Em declarações à margem da II Assembleia Parlamentar do bloco lusófono (AP-CPLP), que hoje terminou em Lisboa, Rafael Guerra garantiu que o Brasil está em condições para a implementar a livre circulação dos cidadãos lusófonos no espaço da CPLP, acordo que deve ser sobretudo "uma expressão da cidadania".
"Tem que haver avanços, e o acordo vai certamente merecer ainda aperfeiçoamentos", disse, quando confrontado com as declarações do presidente da Assembleia de Cabo Verde, Aristides Lima, que advogou que o acordo deve ser implementado "por passos" e deve primeiro privilegiar categorias sociais e profissionais que tenham mais necessidade de se deslocar.
No entanto, Rafael Guerra salientou que, apesar de o acordo "ser importante" para o reforço da cooperação da comunidade, este "não pode simplesmente ser implementado com a ideia de gerar emprego, migrações, sem avanço da cidadania".
"O acordo de livre circulação deve ser, principalmente, uma expressão da cidadania", frisou o responsável brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário