quinta-feira, 25 de março de 2010

Estratégia da CPLP para os Oceanos debatida em Lisboa

Os responsáveis pelos assuntos do mar dos países de língua portuguesa vão aprovar, este domingo, em Lisboa, uma estratégia comum para os oceanos, com princípios e orientações para melhor se conhecer, defender e explorar os recursos oceanográficos.

O Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, salientou, a propósito, “o papel cada vez mais importante dos oceanos”, ainda mais para países que têm “todos eles grandes extensões de mar”.
 
Por isso, a aprovação da “estratégia da CPLP para os Oceanos” é o ponto fulcral da I reunião de Ministros dos Assuntos do Mar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ( CPLP). 
Essa estratégia contém “princípios comuns relativos à segurança no mar, à forma como pode ser explorado e navegado, ao conhecimento da importância económica que pode ter para cada um dos países”, adiantou Marcos Perestrello.
 
No encontro, participam os ministros de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor que tutelam estas áreas, os secretários de estado de Angola e da Guiné-Bissau e o Comandante da Marinha do Brasil, para além do embaixador de Moçambique em Portugal.

Nesta reunião vão ser também apresentadas várias iniciativas específicas dentro da estratégia definida.Entre elas, os “processos de extensão das plataformas continentais e da investigação científica e protecção ambiental” de cada um dos países, “uma peça fundamental dessa estratégia da política do mar”, sustentou o secretário de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário